Sobre o CLUBE DOS INÉDITOS

Um clube aberto, para juntar autores e intérpretes a um público. Um texto de teatro, um autor e um grupo de leitores fazem acontecer, pela primeira vez, um momento inédito. Leitura de peças estranhas, disruptivas e até convencionais, porque se foram escritas têm de ser ouvidas.

Ciclo de Nova Dramaturgia Portuguesa 2024

25 de Janeiro

〰️

25 de Janeiro 〰️

  • Oeiras. Dramaturgo, Tradutor, Desenhador de Luz, Encenador, Ator, Músico, Professor. Licenciado em Estudos Artísticos pela FLUL. Frequentou o IFICT em 1988. Foi iluminador do Teatro da Cornucópia entre 1994 e 1999. Tradutor e editor dos Artistas Unidos entre 2000 e 2006. Frequentou o Royal Court Theatre em 2002. Traduziu autores como Harold Pinter, Sarah Kane, Pier Paolo Pasolini, David Greig, David Harrower, Gregory Motton, entre dezenas de outros. Encenou peças de Harold Pinter, Sarah Kane, Anthony Neilson, Pierre de Marivaux, entre outros. É ainda autor de diversas adaptações de textos para teatro de autores como Tchékhov, Erskine Caldwell, Jorge Amado, entre muitos outros.

  • A dureza do fim do amor, um triângulo amoroso vingativo, um reflexo de sobrevivência. O cão como signo de união e desunião, uma aliança de casamento que acaba por ser assassinada. Impossíveis de existirem juntos, forçados à sua verdadeira natureza talvez a esperança de um outro ser, ainda por nascer, os possa, nos possa salvar. Uma experiência científica feita por hipótese e teste em vidas de facto cruzadas com um estranho num comboio.

29 de Fevereiro

〰️

29 de Fevereiro 〰️

  • Lisboa, 1993. Membro fundador da companhia Lobby Teatro. Licenciou-se em Teatro - Atores pela ESTC. Estudou, em Erasmus, na RESAD, em Madrid e frequentou o 8º Campus Internacional de Teatro, em Itália. Estagiou profissionalmente com a Companhia [Foreign Affairs], em Londres. Como criadora, destaca NÃO VAIS ENTRAR? (coproduzido pelo Programa [YOUNG EMERGING PERFORMERS], em 2022; uma iniciativa da Rua das Gaivotas6 e d’ O Espaço do Tempo); APATIA (projeto finalista da bolsa Amélia Rey Colaço em 2019, promovida pelo TNDM II) e 112 - O JANTAR ESTÁ MESMO QUASE (coproduzido pela RTP Palco em 2021). Enquanto atriz, releva o seu trabalho nos espetáculos CORBEAUX, de Bouchra Ouizguen programado pelo Festival Alkantara; É DIFÍCIL PARA MIM DANÇAR, de Mário Coelho, no Teatro da Politécnica; e O DEUS DAS MOSCAS, pelo teatromosca, na Quinta da Ribafria. Atualmente, trabalha como intérprete no espetáculo de teatro imersivo A MORTE DO CORVO, com encenação de Ana Padrão. Releva ainda competências na área da escrita dramatúrgica através da experiência desenvolvida nas suas criações, onde tem assinado os respetivos textos, bem como do curso de Escrita Dramatúrgica, orientado pela Cláudia Lucas Chéu, que realizou, em 2021.

  • Um texto com uma decisão difícil para o público, salvar estes ou aqueles, os que ficam e os que vão sem serem permitidos heróis suicidas. Um comboio desvairado ou uma família parece ser a dúvida existencial. Duas opções, numa Ela morre, noutra Eles morrem. Teremos de ser nós, no final, os cúmplices da tragédia ou já o seremos desde o início.

28 de Março

〰️

28 de Março 〰️

  • Andreia Galvão. Lisboa, 2000. Foi criada entre Lisboa, Caldas da Rainha e Cabo Verde. É licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Cinema e Televisão. Passou pela Sorbonne Nouvelle em Erasmus + e atualmente é mestranda em Teatro- Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalha como atriz e jornalista freelancer. Adora perguntas e fá-las sempre que pode.

    Bárbara Soares. Lisboa, 1986. (Criada em Almada.) Licenciada em Teatro e Educação pela E.S.E. Coimbra e Pós-graduada em Artes Performativas pela E.S.T.C. Trabalha como atriz e criadora. Integrou vários projetos teatrais em diferentes zonas do país. Não tem muitas certezas, e gosta muito de ter dúvidas.

  • Comédia negra, uma espécie de Alice por detrás da recepção. É ali na recepção de um hotel no fim do mundo, sem hóspedes que duas mulheres parecem brincar à passagem do tempo. Tempo dos projectos que se não podem acontecer podem pelo menos ser imaginados. A dor e a esperança são as nossas personagens no lugar do espectador. O tempo é uma ilusão, não passa, mas pode ser manipulado.

24 de Abril

〰️

24 de Abril 〰️

  • Faro, 1992. Estreou-se profissionalmente em 2013, no Teatro Rápido, com um projeto de sua autoria, e licenciou-se posteriormente na ESTC. Tem desenvolvido o seu trabalho sobretudo na área do Teatro enquanto ator, encenador e dramaturgo. É um dos cofundadores da Bestiário, estrutura nascida em 2018.

  • Texto com ordem de actos invertida, sobre o valor da arte. Muito bem escrito e estruturado, com um ritmo constante de acontecimentos que constantemente nos pergunta o que é se não aquilo que queremos ver. O mundo da arte, do dinheiro e do poder como aforismo da sociedade actual. A fragilidade do discurso artístico versus o vazio espiritual. Um magrite levado à moldura do palco. Mas isto não é teatro.

Universidade de Lisboa


29 de Maio

〰️

29 de Maio 〰️

  • Évora, 1979. Dramaturgo e poeta, participou em dois laboratórios de escrita para teatro do Teatro Meridional. Em 2021, a convite do Teatro Meridional, cria a peça «Teoria da Relatividade», encenada por Miguel Seabra. Em 2023, a peça «Pinóquio e o Lençol Mágico», criada no Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro é representada pelo Teatro Meridional, com encenação de Patrícia Pinheiro.

  • Texto de estilo 1984, jogo-tortura sobre a lealdade e a inocência de uma família que vê os seus pensamentos secretos e histórias passadas como um teste à sua lealdade ao estado social. Um jogo de verdade ou consequência em que os inocentes são culpados de assistirem à fria e cruel obdiência canina que as nossas sociedades nos impõem. É preferível mentir para nos salvarmos? A verdade não salva sempre.

27 de Junho

〰️

27 de Junho 〰️

  • Rio de Janeiro, 1971. Leonel Ventorim é descendente de italianos e portugueses, e com apenas quatro anos veio viver para Lisboa. É um apaixonado por leitura e na escrita vai do romance à poesia visual e do teatro ao guionismo.

  • Um casal à sombra de um diálogo desce a colina de uma discussão a alta velocidade, onde pararão? O mundo lá fora como acelerador desta chamada telefónica que ela lhe faz a ele. Memórias, coisas que ficaram por dizer ou apenas a conversa mais sincera que se pode ter numa noite de natal.

A Companhia d' O Fim do Teatro, em parceria com a ULisboa e a RADAR 97.8 FM, aceitou textos dramáticos, escritos em português, para a edição do Clube dos Inéditos – Ciclo de Nova Dramaturgia Portuguesa 2024. Foram seleccionados seis textos para sessões públicas de leitura no espaço Caleidoscópio da Universidade de Lisboa, de Janeiro a Junho de 2024, com posterior emissão radiofónica na RADAR 97.8 FM. Os textos escolhidos serão ainda compilados e publicados em formato livro.

Os textos dramáticos, escritos em português, foram analisados anonimamente, durante o processo de selecção do conselho editorial do Clube dos Inéditos – Ciclo Nova Dramaturgia Portuguesa 2024, composto por Júlio Martín da Fonseca, Paula Garcia e Pedro Saavedra.

Instituto Cervantes


Clube dos Inéditos 2024

  • 21 MAR 2024, 18:30–20:30

    O PÚBLICO,
    Federico de García Lorca

    no Instituto Cervantes de Lisboa
    R. de Santa Marta 43F

  • 18 ABR 2024, 18:30–20:30

    A NOITE, José Saramago
    (Leitura Bilingue: PT + ES)

    no Instituto Cervantes de Lisboa
    R. de Santa Marta 43F

  • 16 MAI 2024, 18:30–20:30

    ÑAQUE OU SOBRE PIOLHOS E ACTORES
    J. S. Sinisterra

    no Instituto Cervantes de Lisboa
    R. de Santa Marta 43F

  • 17 OUT 2024, 18:30–20:30

    O SEDUTOR DE SEVILHA
    E O CONVIDADO DE PEDRA,

    Tirso de Molina

    no Instituto Cervantes de LisboaR. de Santa Marta 43F

  • 21 NOV 2024, 18:30–20:30

    O TRICICLO,
    Fernando Arrabal

    no Instituto Cervantes de LisboaR. de Santa Marta 43F

2023

  • 28 JAN 2023, 17:00–19:00

    O FIM DO TEATRO,
    Ciclo PEDRO SAAVEDRA

    no LARGO ResidênciasQUARTEL do Largo do Cabeço de Bola

  • 25 FEV 2023, 17:00–19:00

    OS PRINCÍPIOS DO NOVO HOMEM,
    Ciclo PEDRO SAAVEDRA

    no LARGO ResidênciasQUARTEL do Largo do Cabeço de Bola

  • 25 MAR 2023, 17:00–19:00

    A MORTE DE ABEL VERÍSSIMO,
    Ciclo PEDRO SAAVEDRA

    no LARGO ResidênciasQUARTEL do Largo do Cabeço de Bola

  • 30 MAR 2023, 18:30–20:30

    CÃO MORTO EM TINTURARIA: OS FORTES E OUTRAS PEÇAS, Angélica Liddell
    Ciclo NOVA DRAMATURGIA ESPANHOLA

    no Instituto Cervantes de LisboaR. de Santa Marta 43F

  • 20 ABR 2023, 18:30–20:30

    OS PRINCÍPIOS DO NOVO HOMEM,
    Ciclo PEDRO SAAVEDRA

    no Instituto Cervantes de LisboaR. de Santa Marta 43F

  • 29 ABR 2023, 17:00–19:00

    A REPÚBLICA ALEXANDRINA,
    Ciclo PEDRO SAAVEDRA

    no LARGO ResidênciasQUARTEL do Largo do Cabeço de Bola

  • 25 MAI 2023, 18:30–20:30

    A PAZ PERPÉTUA, Juan Mayorga
    Ciclo NOVA DRAMATURGIA ESPANHOLA

    no Instituto Cervantes de LisboaR. de Santa Marta 43F

  • 27 MAI 2023, 17:00–19:00

    SIMÃO SOLIS,
    Ciclo PEDRO SAAVEDRA

    no LARGO ResidênciasQUARTEL do Largo do Cabeço de Bola

  • 28 SET 2023, 18:30–20:30

    O SEGUNDO LIVRO DE CALEB KESENBERG
    Ciclo PEDRO SAAVEDRA

    no LARGO ResidênciasQUARTEL do Largo do Cabeço de Bola

  • 26 OUT 2023, 18:30–20:30

    OS CORPOS PERDIDOS, José Manuel Mora
    Ciclo NOVA DRAMATURGIA ESPANHOLA

    no Instituto Cervantes de LisboaR. de Santa Marta 43F

  • 30 NOV 2023, 18:30–20:30

    MÜNCHAUSEN, Lucía Vilanova
    Ciclo NOVA DRAMATURGIA ESPANHOLA

    no Instituto Cervantes de LisboaR. de Santa Marta 43F

2020

  • 26 JAN 2020, 17:00

    CARTA DE UM MORIBUNDO AOS OUTROS TODOS, Miguel Ponte

    na Livraria Barata, Av. de Roma 11-A

  • 23 FEV 2020, 17:00

    MUNDO NOVO, Carlos J. Pessoa

    na Livraria Barata, Av. de Roma 11-A

Leitores

Adriana Moniz — Ana Gomes — Ana Lúcia Palminha — Ana Vilela da Costa – André Lopes — Carla Chambel — Catarina Lima — Cláudia Lucas Chéu — Edmundo Rosa — Fernando Lupach — Filipe Abreu — Henrique Maio Gil — Isabel Rodrigues Costa — Ivone Fernandes-Jesus — Iza da Costa — José Neves — Leonor Cabral — Mariana Guarda — Mário Coelho — Mário Redondo — Marta Jardim — Nuno Veiga — Paula Garcia — Paulo Matos — Pedro Gil — Pedro Saavedra — Rafael Fonseca — Rafael Gomes— Ricardo Barbosa — Ricardo Monteiro — Rogério Jacques – Rúben Gomes — Sandra Velazquez — Sara Ferrada — Sofia de Portugal — Teresa Mónica — Teresa Vaz — Tiago de Almeida – Tiago Ribeiro — Wagner Borges

 2024 © O Fim do Teatro, OF.DT